Oficina de construção de instrumentos musicais do Congado está com inscrições abertas

| Data: 17/04/2017
Oficina de construção de instrumentos musicais do Congado está com inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 20 de abril, as inscrições para a oficina de construção de instrumentos musicais do congado. As inscrições estão sendo feitas, gratuitamente, na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB, na Rua Daniel Pantaleão Ferreira, 144, Centro, Barroso/MG, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. Os interessados também podem solicitar a ficha pelo e-mail culturaecidadaniabso@gmail.com

Para o desenvolvimento da oficina, estão sendo pedidas doações de latas de extrato de tomate (daquelas com tampa). Serão necessárias 50 latas. A doação também pode ser entregue na ACIB ou diretamente para a produção do projeto.

A oficina pretende oportunizar o conhecimento metodológico e a experiência prática na construção de instrumentos percussivos que são utilizados tradicionalmente pelo Reinado de Nossa Senhora do Rosário (conhecido também como Congado). Sendo eles: o Patangome, a Campanha (ou Gunga) e as Caixas de Congo.

Ministrantes: Antônio Cassimiro das Dores Gasparino, Ricardo Casimiro Gasparino [Capitães da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário] e Mamutte [Felipe Saldanha Odier]
Datas das aulas: 29 e 30 de abril de 2017
Horário: das 9h às 18h
Local: Salão de Eventos da Câmara Municipal de Barroso
Público alvo: integrantes de grupos de Congado, capoeira, músicos e interessados em geral a partir de 16 anos
Nº vagas: 20
Inscrições: de 10 a 20 de abril de 2017 na ACIB – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB ou pelo e-mail culturaecidadaniabso@gmail.com
Haverá seleção.
Divulgação dos selecionados: Dia 24 de abril, no blog e facebook do projeto. Os selecionados também serão notificados por e-mail/telefone.

Currículos

Antônio Cassimiro das Dores Gasparino e Ricardo Casimiro Gasparino
Herdeiros das práticas rituais e expressivas cultuados por sua avó e matriarca da irmandade, Maria Casimira das Dôres. Filhos de Isabel Casimira das Dores Gasparino, nascidos e criados ativamente dentro das tradições rituais da cultura afro-brasileira cultuadas em sua residência, sede da Irmandade Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, onde produzem ornamentos, alimentação, indumentárias, fardas, bandeiras, instrumentos, andores e outros elementos rituais para a celebração da festa do Reinado. Realizada por meio de cortejos, danças, cantos e rezas que mantêm suas raízes culturais sagradas. Sendo mestres multiplicadores do conhecimento deste patrimônio cultural imaterial e guardião da tradição do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Membro da Irmandade Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário desde seu nascimento.

Mamutte
Membro da Irmandade Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, dançante das Guardas de Congo e Moçambique deste Reinado. Músico, autor, intérprete e produtor fonográfico. Licenciado em Artes Visuais pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Curso Básico e Experimental da Escola de Música – UEMG / Violão Erudito (2004 / 2005 / 2006).

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB.

Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98840-8668
Whatsapp: 31-98256-6556

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Todos os direitos reservados Tô na Trilha©