Tiradentes ganha primeiro restaurante certificado pelo Governo Italiano

| Data: 08/03/2017
Tiradentes ganha primeiro restaurante certificado pelo Governo Italiano

Via Destra recebe o selo “Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo” e é o primeiro do interior de Minas Gerais a obter esse reconhecimento internacional

Tiradentes (MG) – O Via Destra Ristorante é o primeiro restaurante do interior de Minas Gerais a receber o certificado “Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo”, concedido pelo Governo Italiano. No Estado, existem 21 restaurantes com essa certificação, incluindo o Via Destra. No Brasil, são 166.

Consagrada como polo gastronômico, Tiradentes sai ganhando quando um restaurante da cidade recebe uma certificação de tamanha importância, pois a coloca ainda mais em evidência no circuito nacional e, agora, internacional.

O “Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo” é uma certificação criada para garantir que o restaurante é um legítimo italiano, preservando e valorizando a qualidade, a imagem e a tradição da hospitalidade italiana e seus produtos. No País, conta com o apoio das Câmaras Italianas de Comércio.

Para o restaurante ser aprovado, é necessário atender a uma série de requisitos, entre eles, identidade italiana na decoração, menu escrito em língua italiana, cardápio com mais de 50% dos pratos elaborados de acordo com receitas da tradição italiana, carta de vinhos com 30% deles italianos, produtos DOP (Denominação de Origem Protegida), azeite extravirgem italiano, mise en place de acordo com as regras de montagem da mesa italiana, entre outros.

Um dos mais importantes critérios são a experiência e competência do chef, que deve ser qualificado e ter um certificado em cozinha italiana em uma instituição de renome ou experiência de, pelo menos, seis meses em restaurante na Itália ou ainda experiência em cozinha italiana em qualquer localidade por, pelo menos, três anos. Esse é o caso do chef Rubens Beltrão, que largou a vida de executivo da Fiat, há 17 anos, para se dedicar à cozinha do Via Destra. Antes de abrir o restaurante, Rubens morou na Itália por seis anos, onde fez alguns cursos rápidos e estágios em restaurantes italianos.

“É uma honra receber uma certificação concedida pelo Governo Italiano, porque ela consagra meu trabalho na gastronomia italiana. Estou muito feliz, pois são muitos anos dedicados à pesquisa e à cozinha. Quero dividir essa conquista com toda a minha equipe, que contribui diariamente com esse sucesso”, diz Rubens Beltrão.

Sobre o Via Destra
Restaurante de comida italiana localizado no coração de Tiradentes, na rua mais famosa da cidade: a Rua Direita. Fundado em 2000, o restaurante vem se destacando com os pratos criados pelo chefe Rubens Beltrão, entre eles, o Vesúvio e a Porchetta Alla Romana. As instalações são muito bem decoradas, aconchegantes e elegantes. O jardim externo é um convite a grupos e famílias.

Ex-executivo da Fiat Automóveis, Rubens Beltrão, o chef, é um pesquisador da gastronomia há mais de 30 anos. Autodidata na cozinha mineira, Rubens possui formação teórica e prática na cozinha italiana. Como chef executivo, atuou nos restaurantes Trattoria Via Destra e Antica Trattoria, em Belo Horizonte; e há 17 anos está à frente do Via Destra Ristorante. É membro da Federazione Italiana Cuochi Delegazione Brasile.

Entre outras honrarias e premiações, o Via Destra foi indicado como Melhor Restaurante Italiano de Tiradentes (citado no New York Times – The Best Italian Restaurant, em matéria sobre a cidade); Restaurante mais Romântico de Tiradentes (Guia 4 Rodas 2010 –2011); Personalidade Gastronômica Mineira 2010 – PRÊMIO JK; e, no fim de 2016, conquistou o selo “Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo”, programa de certificação de qualidade e reconhecimento para os restaurantes italianos no mundo. Dessa forma, o Via Destra passa a ser o primeiro restaurante do interior de Minas Gerais a possuir um selo de tamanha importância na gastronomia mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Todos os direitos reservados Tô na Trilha©